9º CENTRO DE GESTÃO, CONTABILIDADE E FINANÇAS DO EXÉRCITO
Criada por intermédio a Portaria Ministerial nº. 047 – Res, de 14 de outubro de 1987, a 9ª ICFEx iniciou seus trabalhos em 22 de dezembro de 1988, sob a Chefia do Então TC FRANKLIN BOHLER DE OLIVEIRA, ocupando instalações do Comando da 9ª Região Militar, onde permaneceu até 20 de março de 1997, quando se transferiu para as atuais instalações. Naquela oportunidade sob a Chefia do então TC NELSON HILDEBRANDO DE MORAES BARROS.
Após 33 anos, buscando adequar-se à evolução da gestão pública, por meio da Portaria - C Ex nº 1.206, de 16 NOV 20, a 9ª ICFEx teve sua denominação alterada, a partir de 1º de janeiro de 2021, para 9º Centro de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército (9º CGCFEx).
Como Unidade Setorial de Contabilidade e de Controle Interno, diretamente subordinada à Secretaria de Economia e Finanças, tem por finalidade, no âmbito do Comando Militar do Oeste, realizar a contabilidade analítica sob a coordenação técnica da Diretoria de Contabilidade e desenvolver atividades de fiscalização e auditoria sob a coordenação técnica do Centro de Controle Interno do Exército (CCIEx).
Com foco principal na orientação, zela para que suas Unidades Gestoras Apoiadas trabalhem em estreita observância aos Mecanismos da Governança, adotando a Metodologia da Gestão de Riscos e controles internos eficientes e eficazes.
Atualmente, possui 25 Unidades Gestoras apoiadas, sediadas nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Para cumprir suas missões o Centro conta com 4 Seções: Seção de Acompanhamento da Gestão e Consultoria, Seção de Avaliação da Gestão e Apuração, Seção de Contabilidade e Seção de Apoio Administrativo.
Tem como visão de futuro ser um CGCFEX reconhecido e respeitado por todos os seus usuários, por sua alta capacidade técnica e por ser uma fonte de orientação segura e oportuna para os agentes da administração, contribuindo de forma decisiva e compromissada para que todas as Unidades Gestoras do Comando Militar do Oeste tenham uma boa e regular gestão dos recursos, com capacidade de gerar poder de combate, à Força Terrestre.